Imagine que você resolveu trocar o seu aparelho de televisão ou aquele monitor do seu computador.
As novas imagens ficaram perfeitas em sua casa. Mas, o que você faz com aquela aparelhagem toda, velha, que não tem mais uso e não compensa financeiramente o conserto? Pois é, o descarte consciente de componentes eletrônicos pode evitar acidentes e até intoxicação.
Na semana que passou, técnicos da Divisão do Meio Ambiente da Prefeitura de Itupeva recolheram, de terrenos baldios, mais de 20 aparelhos de TV e monitores jogados numa Área de Preservação Permanente (APP), ao lado do rio Jundiaí, colocando em risco o meio ambiente e a saúde das pessoas. Pensando nisso, a Prefeitura de Itupeva está orientando a população sobre a destinação correta desse material.
Aparentemente, os aparelhos são inofensivos. Mas não são! Os tubos CRT (tubos de raios catódicos) carregam resíduos altamente tóxicos como chumbo e fósforo, capazes de contaminar o meio ambiente e também o ser humano, provocando intoxicação. Outro problema é que esses tubos podem “explodir” e ferir alguém com os estilhaços de vidro.
As opções de destinação correta são: entregar a TV ou monitor para a coleta seletiva (prefira entregar em mãos para os coletores), ou levar até a Divisão do Meio Ambiente, na praça São Paulo, 2. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4591-8517. Entretanto, a responsabilidade de descontaminação dos equipamentos descartados pelos prestadores de serviço que efetuam consertos são das próprias oficinas. Se você é um prestador de serviço, entre em contato com a Divisão do Meio Ambiente para receber a orientação correta.
Os materiais recolhidos serão encaminhados à Cooperativa de Recicladores de Itupeva (CRI), que guardarão os tubos até que sejam encaminhados para uma empresa que faz a descontaminação. A Prefeitura Municipal de Itupeva tem o compromisso de destinar corretamente tanto os tubos de Tvs quanto de monitores de computadores. Cada equipamento que a Prefeitura envia para a empresa de descontaminação custa, aos cofres públicos, R$ 7.
Em casos particulares, o cidadão deve evitar de colocar a TV antiga ou monitor de computador nas calçadas, nem em terrenos baldios. E devem ter cuidado para não colocá-los perto do fogo, sob risco de explosão.
Fonte: Jornal de Itupeva online | jornaldeitupeva.com.br